11 de out. de 2009

Anos 90: Será que eles foram?








   O Primavera Nos Dentes, em parceria com a Backfire At The Disco e o Cineclube Carcará, realiza nos dias 15, 16 e 17 de outubro a mostra de filmes “Anos 90: Será que eles foram?”. A mostra pretende resgatar alguns dos filmes que durante a última década deram visibilidade à comunidade LGBT e à cultura gay, até então escondida na grande tela através de entrelinhas e frases dúbias. Confira a programação!





PROGRAMAÇÃO
As exibições acontecem às 14h, no Cineclube Carcará

Quinta-feira - 15 de outubro
“Meninos não choram” (“Boys don’t cry” - EUA, 1999)
Direção: Kimberly Peirce


O filme conta a história de Teena Brandon (
Hillary Swank), que, em uma cidade rural dos Estados Unidos, passa a reivindicar uma identidade masculina, assumindo o pseudônimo de Brandon Teena e enfrentando o preconceito de todos que o cercam. Seu envolvimento com uma garota da cidade, Lana (Chlöe Sevigny), gera uma série de acontecimentos e violências na cidade. O filme é baseado em fatos reais e rendeu o Oscar de Melhor Atriz para Hillary Swank.



Sexta-feira – 16 de outubro
“Priscilla – A Rainha do Deserto” (“The Adventures of Priscilla, Queen of Desert” – Austrália, 1994)
Direção: Stephan Elliot


Muita purpurina, lantejoula e glamour. Esse é mote principal deste filme, que conta a história de três
drag queens (duas travestis e uma transexual) que cruzam o deserto australiano em um ônibus caindo aos pedaços batizado de “Priscilla”. Considerado por muitos um ícone da cultura gay, essa produção australiana ganhou o Oscar de melhor figurino e traz na sua trilha sonora clássicos da disco music nas vozes de ABBA, Village People, Gloria Gaynor e a canção principal do filme, “I Love the Nightlife”, de Alicia Bridges. As três personagens principais são interpretadas por Terence Stamp, Hugo Weaving e Guy Pearce.





Sábado – 17 de outubro
“Será que ele é?” (“In & Out” – EUA, 1997)
Direção: Frank Oz


Howard Brackett (
Kevin Kline) é professor de literatura nos Estados Unidos e leva uma vida bem pacata. Quando um de seus ex-alunos, o ator Cameron Drake (Matt Dillon), afirma em pleno discurso de agradecimento por um Oscar que Brackett é gay, sua vida vira de cabeça prá baixo. De casamento marcado com Emily Montgomery (Joan Cusack), Howard entra num processo de revisão de valores e descobertas pessoais. As coisas se complicam com a chegada de Peter Malloy (Tom Selleck), um jornalista interessado na história do professor.




E para encerrar essa celebração aos anos 90, nada melhor que se jogar na pista com o som da época, não é mesmo? Para isso, o Primavera Nos Dentes e a Backfire At The Disco apresentam “90’s – The Joker Open Air”. A festa acontece no sábado, dia 17, em um sítio. Saiba como chegar no sítio no perfil da festa no Orkut e ingressos à venda durante a exibição dos filmes na mostra.



Um comentário:

  1. Vale a pena assistir aos filmes. Destaque para Priscila, que é o marco.

    E a trilha sonora da joker vai estar o máximo!

    ResponderExcluir