26 de out. de 2009

Marcha Nico Lopes 2009




   A Marcha Nico Lopes é um evento tradicional que ocorre em Viçosa desde 1929. Historicamente promovido pelo DCE da UFV, é um marco para a comunidade acadêmica, assim como para a sociedade viçosense. Conheça um pouco da história dessa Marcha. Em 2009, o nosso bloco vai colorir as ruas de Viçosa novamente!



  O nome é uma homenagem a Antônio Lopes Sobrinho, um velhinho boêmio que nasceu em 1850 e conquistou a simpatia dos estudantes da antiga ESAV (Escola Superior de Agricultura e Veterinária), instituição que veio a se tornar a UFV. Em 1929, com apenas 50 alunos matriculados na escola recém criada, o estudante Antônio Secundino de São José, juntamente com alguns amigos, criou a irreverente marcha. Somente os calouros participavam. Fantasiados, faziam críticas à universidade e a política regional e nacional como um todo. Com o fim da marcha, terminava o período de trote e os calouros passavam a ser tratados como veteranos.

   Desde aquela época a Nico Lopes vem se reconstruindo ano após ano. A partir de 1951, por exemplo, estudantes do sexo feminino, matriculadas no recém-criado curso de Economia Doméstica, começaram a participar. Durante o regime militar a marcha foi proibida. Em 1979, em uma ocasião em que a marcha protestava contra a posse do presidente João Batista Figueiredo, ocorreu um confronto com um batalhão do exército.

  Compreendendo a Marcha Nico Lopes enquanto um espaço de debate político e cultural, o grupo Primavera nos Dentes organizou no ano passado um bloco contra a homofobia, intitulado como “Viçosa grita contra a homofobia: pode ser sua mãe, sua irmã ou sua tia!”. A recepção do bloco, em 2008, foi positiva e este ano o grupo está envolvido com outras pessoas que discutem e defendem os direitos homossexuais, para, mais uma vez, gritar contra o preconceito.

Fica o convite:

Marcha Nico Lopes 2009
Bloco “Viçosa Grita contra a homofobia: pode ser sua mãe, seu pai ou sua tia!”
Concentração para a Marcha, às 12:00h, sábado dia 31/10,
no estacionamento do PVB/Campus UFV.

*Os participantes devem se caracterizar com camiseta branca e acessórios coloridos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário