4 de nov. de 2009

Nota de Repúdio da diretoria LGBT da UNE contra ato de Homofobia na Marcha Nico Lopes - UFV‏

   A 1ª Diretoria LGBT da União Nacional dos Estudantes vem repudiar o ato de homofobia ocorrido na Marcha Nico Lopes, evento político cultural de tradição realizado na Universidade Federal de Viçosa – MG.

  No último dia 31 de outubro de 2009, durante a Marcha Nico Lopes uma Bandeira do Orgulho LGBT foi queimada por estudantes que participavam da marcha após esta ter caído do trio do DCE – UFV onde estava amarrada. A Bandeira foi colocada lá por estudantes que participavam do bloco “Viçosa grita contra a Homofobia: pode ser seu pai, sua mãe, sua tia”, que participava do espaço político que é a Marcha Nico Lopes para reafirmar o combate a homofobia e a pela diversidade sexual.

  A queima da bandeira do orgulho LGBT por estudantes universitários simboliza quão distante estamos da sociedade igualitária, democrática e livre de opressões pela qual lutamos. Esta atitude reafirma o padrão constituído de heteronormatividade, fundador de uma sociedade arraigada em preconceitos, onde apenas o homem branco, cristão, adulto, heterossexual e de classe média constitui, determina e ocupa os espaços de poder político, econômico e religioso.

  O Movimento Estudantil não pode reproduzir esses preconceitos, não pode aceitar que atitudes como a ocorrida em Viçosa – MG se repitam. A Marcha Nico Lopes sempre se pautou como espaço combativo de reivindicação política, usando a irreverência como forma de passar a mensagem dos e das estudantes onde todos e todas podem levantar sua bandeira e reivindicar suas pautas. A Marcha Nico Lopes não pode perder essa característica, deve permanecer, como nos anos anteriores, sendo referência de atuação para o conjunto do Movimento Estudantil. Infelizmente a comemoração dos 80 anos de lutas da marcha Nico Lopes foi manchada esse estúpido ato de homofobia. É imprescindível que o Movimento estudantil se mobilize para repudiar veementemente o acontecido na Marcha.

  Lamentamos o acontecido e reiteramos que o debate político, o combate a toda forma de opressão e a Luta contra a Homofobia e pela Diversidade Sexual dentro e fora dos muros da Universidade deve se intensificar na UFV e em todas as outras Instituições de Ensino Superior do país. Afirmamos a necessidade de organizar os e as estudantes contra toda forma de opressão e violência homofóbica, repudiando tais atitudes e fortalecendo a luta pela diversidade sexual para assim iniciar a superação dos preconceitos existentes na sociedade.

  Em tempo, nos solidarizamos com o Grupo “Primavera nos Dentes” coletivo universitário da Universidade Federal de Viçosa que já encampa fortes lutas contra a homofobia e deve se fortalecer ainda mais, para evitar que outros atos como esse se repitam.

Rídina Motta
1ª Diretora LGBT da UNE

Nenhum comentário:

Postar um comentário