4 de mai. de 2010

I Semana de Diversidade Sexual da UFV está chegando!

   A programação da semana está recheada com painés, mini-cursos, mostra de filmes e intervenções artíisticas no Barzinho do DCE, na hora do almoço. As inscrições começam amanhã também no Barzinho do DCE, na hora do almoço. A participação é gratuita, mas para quem quiser certificados vai rolar uma pequena taxa de R$5,00. PARTICIPEM!




Confira a programação!
MINI-CURSOS  - Todos acontecem na sala 4 do CEE


Dia 10, segunda-feira

16h - Práticas Corporais e Educação Heteronormativa
- Daniel Netto de Aquino - O presente mini-curso terá como finalidade fazer um resgate histórico das práticas corporais e da imposição heteronormativa dentro do esporte, dança e do lazer. Tentando estabelecer um contato com a corporeidade de Drag Queens e transformistas. Além, de discutir no corpo os perfis estéticos impostos pela mídia através de um recorde de gênero. Por que o vôlei é delas e o futebol deles? É por que o azul simboliza a cor dos meninos? Corpo, gênero e adrenalina.


Dia 11, terça-feira

8h - Lesbofobia - Marcha Mundial das Mulheres
- Mini-curso sobre lesbofobia -  a homofobia feminina - com o objetivo de discutir e materializar as opressões sofridas pelas mulheres, não só por serem mulheres, bem como pela sua orientação sexual.


Dia 12, quarta-feira

8h - A Presença do Homoerotismo na Literatura Portuguesa
- Rodrigo Corrêa Martins Machado - Neste curso, apresentaremos alguns pressupostos teóricos provindos do Homoerotismo que nos permitem fazermos uma leitura crítica de várias obras literárias sob esse viés de pesquisa. Para tal, partiremos da
apresentação de textos críticos a respeito da sexualidade humana e do homoerotismo. Procuraremos apresentar aspectos homoeróticos responsáveis pela tensão em duas obras específicas da Literatura Portuguesa: A Confissão de Lúcio de Mário de Sá-Carneiro e As Canções de António Botto.

9h - A Contribuição das Concepções de Gênero para a Compreensão das Novas Conjugalidades Familiares e Afetivas em Localidades Rurbanas - Jairo Barduni Filho- - Podemos categorizar em dois grupos os estudos relativos às formas de conjugalidade afetiva existente no meio rural: um primeiro grupo de estudos dentro da ideologia “oficial” do patriarcalismo, e um segundo dentro de uma lógica oficiosa, com a atenção para as relações conjugais estabelecidas por detrás das fachadas rurais.

16h - Aspectos Jurídicos da Diversidade Sexual - Guilherme Nacif -A Constituição de 1988 e os fundamentos da República. O indivíduo frente ao Estado Democrático de Direito. A dignidade da pessoa humana. A liberdade negativa e a positiva segundo Isaiah Berlin. A maioria e o dissenso. O livre desenvolvimento da personalidade. As opções sexuais. A moral e a ética. A família na Constituição Federal. O pensamento pragmático de R. Dworkin e R. Posner. A evolução do Direito brasileiro.


Dia 13, quinta-feira

8h - As Disciplinas Escolares e a Inclusão da Diversidade Sexual
- Allain Wilham Silva de Oliveira - Neste curso, propõe-se a temática sobre a orientação sexual na educação com desenvolvimento das aptidões e habilidades para sua efetiva elaboração nos currículos do ensino fundamental. Tal proposta pretende oferecer atividades de cunho teórico pratico orientadas por uma vivência no ensino, onde busca-se materializar o debate de superação a homofobia.

16h - A Homossexualidade numa abordagem histórica - Daniele Moreira -  A proposta nesse mini-curso é perpassar pelas diversas formas na qual a homossexualidade foi encarada na sociedade ocidental. De forma suscita o objetivo é apresentar como civilizações desde a grega até o os dias atuais lhe deu com sexualidade nos seus domínios culturais e sociais.


Dia 14, sexta-feira

8h - Os oprimidos saem do armário: Territórios homossexuais no campus da UFV e na cidade de Viçosa
- Joelcio Zoboli Bissaco - Nos alojamentos da UFV, os apartamentos ocupados exclusivamente por homossexuais são espaços de proteção, mas ao mesmo tempo, de discriminação. Já no restante do campus e na cidade de Viçosa, a constatação de que muitos territórios são fluidos, não impede que estes se constituam em espaços de tolerância e relativa liberdade, ainda que seja por apenas o tempo de uma noite, como é o caso das festas gays.

9h - Imagem Corporal e « Problemas» de Gênero - Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Gênero - O trabalho apresentado de forma inicial tem como proposta relacionar a concepção de imagem corporal dentro da perspectiva dos debates de gênero. Buscando problematizar o corpo adversário, incluindo assim os transtornos de imagem. Tentaremos desse modo, através do modelo de teoria e prática resgatar a formação da identidade sexual, aceitação/rejeição do corpo e a criação de estereótipos.

16h - Homofobia na Escola - Marcelo J. Oliveira - A diversidade sexual e a experiência escolar. O objetivo é refletir e debater sobre a homofobia na escola a partir de exemplos de casos envolvendo identidades homoafetivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário