4 de mai. de 2010

Mostra de Filmes da semana de diversidade

   A mostra de filmes está irresistível! As sessões aconteceram no Cine Clube Carcará às 14h. Confira um pouquinho de cada filme que vai passar durante a nossa semana!


Hedwig and the Angry Inch - Hedwig, cantora de rock`n roll, nasceu homem e se chamava Hansel, cresceu com sua mãe na Alemanha Oriental e passou a maior parte de seu tempo ouvindo a Rádio das Forças Armadas Americanas. Quando tinha apenas seis anos, sua mãe, uma mulher amarga que dava aulas de escultura a deficientes, contou a ele uma história sobre a origem do amor. A história era baseada num mito grego segundo o qual, originalmente, as pessoas eram dotadas de dois pares de braços e de pernas, e de dois rostos. Acontece que os deuses temiam seu poder e, então, Zeus lançou um raio que dividiu as pessoas em duas e as condenou a vagar pela Terra procurando suas metades perdidas. O sentimento que se tinha ao encontrar a outra metade era o amor. Desse dia em diante, Hedwig decidiu que encontraria sua metade perdida.Através de lamentações, monólogos, projeções e canções, Hedwig conta a história de sua vida a clientes perplexos com sua performance.


Desejo Proibido - Três histórias sobre lesbianismo, que acontecem na mesma casa. No segmento de 1961, Abby (Marian Seldes) morre de derrame e Edith (Vanessa Redgrave), que foi sua companheira por 50 anos, tem de silenciosamente enfrentar a perda e também o fato de não ser considerada da família, tanto pelo hospital quanto pelos herdeiros de Abby. No segmento de 1972, Linda (Michelle Williams), uma feminista, é expulsa juntamente com outras três amigas de um grupo de mulheres da faculdade, pelo fato das quatro serem lésbicas. Tentando esquecer o problema, as amigas vão para o único bar de lésbicas na cidade, onde Linda conhece Amy (Chloë Sevigny) e, apesar da desaprovação das suas amigas, acaba se apaixonando por ela. No segmento de 2000, Fran (Sharon Stone) e Kal (Ellen DeGeneres) são duas lésbicas que querem ter um bebê, mas querem que o filho seja só delas. Assim, vão ao banco de esperma na esperança de encontrar um doador e enfrentam uma maratona para ver seu sonho realizado.



Será que ele é?! - Cameron Drake (Matt Dillon), vencedor do Oscar de melhor ator, ao fazer seu agradecimento de praxe ressalta a importância de Howard Brackett (Kevin Kline), seu professor de literatura inglesa, que é gay. Nem o mestre sabia disto e muito menos poderia imaginar como sua vida seria totalmente modificada a partir deste momento, quando sua sexualidade passa a ser questionada, principalmente por Emily Montgomery (Joan Cusack), sua noiva e até mesmo por Berniece (Debbie Renolds) e Frank (Wilford Brimley), seus pais.


XXY - Alex (Inés Efron) nasceu com ambas as características sexuais. Tentando fugir dos médicos que desejam corrigir a ambigüidade genital da criança, seus pais a levam para um vilarejo no Uruguai. Eles estão convencidos de que uma cirurgia deste tipo seria uma violência ao corpo de Alex e, com isso, vivem isolados numa casa nas dunas. Até que, um dia, a família recebe a visita de um casal de amigos, que leva consigo o filho adolescente. É quando Alex, que está com 15 anos, e o jovem, de 16, sentem-se atraídos um pelo outro.


Amnésia - O enigma de James Brighton - Um americano é encontrado nu e sem memória em uma vaga de estacionamento em Montreal, 1998. Ele diz que seu nome é James Brighton, mas a única coisa que ele tem certeza é de que é gay. O que aconteceu com esse jovem americano em busca de liberdade? Isto é o que Sylvie, uma estudante de direito, tenta descobrir. A história é uma versão do incidente registrado em 1998, quando um jovem nu foi encontrado no deserto de Montreal e no hospital lembrava-se do nome e do fato de ser gay. A beleza do filme não está tanto em sua história, mas na maneira como o desmemoriado luta para encontrar sua identidade, sua família e o senso de pertencer.

Um comentário:

  1. Olá! Sou psicólogo da UFV (trabalho na Divisão Psicossocial, vinculada à Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários) e gostaria de parabenizar o Grupo Primavera nos Dentes pela iniciativa do evento sobre diversidade sexual. É uma questão absolutamente pertinente para a sociedade como um todo e para a UFV especificamente. Nos atendimentos que faço a quase dois anos, já me deparei com muitas consequências do preconceito e posso dizer sem medo que a homofobia é uma realidade na UFV. Gostaria também de elogiar especialmente a mostra de cinema pela originalidade na escolha dos filmes. Além de me interessar muito pela sétima arte, coordeno um projeto de extensão, intitulado Psicocine, que busca articular a psicologia e o cinema através da exibição e debate de filmes em mostras temáticas. As sessões ocorrem todas as terças-feiras letivas às 16:00 e 18:30 horas (vejam a programação no link: http://divisaopsicossocial.blogspot.com) e um dos temas definidos para uma mostra no próximo semestre é exatamente a questão da diversidade. Gostaria também de indicar, para quem sabe vocês exibirem em outro momento, dois filmes que tratam da temática da diversidade sexual. O primeiro é um documentário americano, intitulado "For the bible tells me so" (traduzido para Assim me diz a Bíblia), que disponibilizei no meu blog. Acessem o link a seguir para maiores informações – e para o download do filme: http://psicologiadospsicologos.blogspot.com/2009/04/porque-biblia-me-diz-assim.html O outro filme é uma ficção brasileira excelente, que assisti no Festival de Cinema de Tiradentes deste ano, intitulada “Elvis e Madona”. Saiba mais sobre este filme no seguinte link: http://g1.globo.com/Noticias/Cinema/0,,MUL1252053-7086,00-ELVIS+E+MADONA+CONTA+HISTORIA+DE+AMOR+ENTRE+LESBICA+E+TRAVESTI+EM+COPACABAN.html Ele ainda não foi lançado nos cinemas e talvez nem seja. Ainda só é possível assistí-lo em festivais, mas fiquem atentos a este lançamento. Bem, é isso! Parabéns pela iniciativa...

    ResponderExcluir