11 de dez. de 2010

Até onde vai sua liberdade? - Carta do Primavera nos Dentes sobre o grupo Calcinha nos Dentes

    Talvez o homem não seja, necessariamente, um animal político, mas uma coisa podermos afirmar: ele torna-se político vivendo em sociedade. E como a finalidade da boa política é o bem comum, devemos colocar freios em nossas atitudes para que elas não atropelem quem quer que esteja no caminho.
   Onde termina sua liberdade e começa seu desrespeito? Até que ponto sua liberdade é legítima? Ridicularizar pessoas ou um grupos vão além da liberdade de expressão: é uma invasão da vida alheia, um desrespeito e intolerância com o próximo, que podem ter conseqüências muito além de uma simples “brincadeira”. Sua liberdade termina quando ameaça a de outras pessoas, pois deixa de ser liberdade e passa a ser imposição de idéias.

   Um novo “grupo” chamado “Calcinha nos Dentes” vem ridicularizando o grupo de Diversidade Sexual “Primavera nos Dentes”, sem perceber o quanto essa atitude é invasiva e ofensiva. Outro elemento que compõe a camisa são os dizeres na camisa “bruto, rústico e sistemático” e mesmo o próprio nome do grupo, demonstram uma conduta machista. Estas formas de “expressão” revelam que existem graus de violência e ridicularizar pode ser apenas o começo de algo que pode desencadear em diversas atitudes opressivas na universidade. Em outras universidades do país também encontramos casos de opressão, até mesmo física. Recentemente, na Universidade Estadual Paulista, um grupo de estudantes organizou um “rodeio de gordas”, onde a finalidade era agarrar as estudantes obesas e simular um rodeio. Na USP, um casal de homossexuais foi agredido por três rapazes durante uma festa. Na URRJ, um estudante quase foi espancado por ser gay e ter entrado no vestiário masculino. Isso sem falar nos trotes e muitas outras situações que são vividas não só na Universidade, mas como em toda a sociedade em que homossexuais e mulheres sofrem com esses tipos de atitudes.

   A nossa sociedade possui normas e tradições que permanecem as mesmas durante os tempos devido ao costume, ao hábito, e não pelo seu caráter de respeito e de igualdade entre as pessoas. Temos uma organização social em que homossexuais e mulheres são tratados com inferioridade. Podemos notar em jogos de futebol em que algum dos meninos erra um lance é chamado de “viadinho”. Já as mulheres tem que enfrentar comentários só por usar uma certa roupa, pois os homens se acham no direito de fazê-los. Por isso, a formação de grupos de reafirmação como esse é legal, mas é ilegítima. O ato de ridicularizar é apenas mais uma forma de opressão psicológica

   Assim, torna-se necessário atribuir visibilidade às minorias, com o objetivo de identificar as pluralidades, acabar com essa violência que se manifesta nos mínimos detalhes do nosso cotidiano e tratar acima de tudo, todos com respeito.


Conheça o blog do Calcinha e discuta essa "tal liberdade" que é colocada por eles.
http://calcinhanosdentes.blogspot.com/
Pedimos aos parceiros e a quem se sentir a vontade de nos ajudar nessa luta!
 
Grupo de Diversidade Sexual Primavera nos Dentes

3 comentários:

  1. Lamentável.... gostaria que eles dessem uma olhada nisso:
    Violência contra homossexuais:
    A homossexualidade é uma ilha cercada de ignorância por todos os lados.
    http://www.drauziovarella.com.br/ExibirConteudo/6375/violencia-contra-homossexuais

    ResponderExcluir